sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Era do 3D

Os efeitos da realidade em terceira dimensão estão se tornando cada vez mais comuns em nosso cotidiano e, para um futuro próximo, parecem estar a caminho de se tornar a nova febre do mundo do entretenimento e ciência. Embora essa tecnologia pareça ser nova, as primeiras experiências já têm mais de meio século. Em 1952, nos Estados Unidos, foi exibido nas telinhas do cinema o primeiro filme em 3D. Nada é comparado às modernas apresentações exibidas nas salas de hoje em dia, mas a experiência de ter visto as imagens saindo da tela, ainda que muito precária, causou maior interesse no público.

A tecnologia atual melhorou significativamente a interação do expectador com os filmes projetados em três dimensões. Fábio Roxo, produtor multimídia, assistiu a seu primeiro filme projetado em 3D aos doze anos de idade. Ele conta que era preciso melhorar o formato de exibição de imagens e, principalmente, os óculos que tinham lentes azuis e vermelhas e eram confeccionados em papel celofane. Além de serem desconfortáveis, os óculos causavam fortes dores de cabeça e enjôo em algumas pessoas.

Atualmente, raras são as produções cinematográficas que não façam o uso dos efeitos especiais gerados por computador. O avanço da tecnologia, aliado à evolução das ferramentas da computação gráfica, permite a criação de filmes e material audiovisuais gerados totalmente em computadores. Com a modelagem 3D é possível gerar efeitos especiais que se aproximam da realidade e nos transportam para o que chamamos de realidade fantástica.

O produtor Fábio explica que na computação gráfica a modelagem 3D é uma área que desenvolve representações em três dimensões: estáticas, animadas e interativas. “É simplesmente a criação de personagens, cenários, objetos, tudo por meio de programas especializados”, define ele. Os softwares mais utilizados atualmente são o SketchUp, o 3Ds Max e o Blender, mas existe uma gama de opções para os profissionais da área.

Toda estrutura de um modelo tridimensional é baseada na criação de uma malha, que é formada por pontos, proporcionando uma visão exata do modelo que está sendo desenvolvido. Nesse mundo 3D, há outro termo usado genericamente como referência para qualquer traçado da modelagem, o WIREFRAME ou ARMAÇÃO EM ARAME.

Existem duas maneiras básicas para começar a construção de um modelo. A primeira é por meio da combinação de formas geométricas e a segunda é desenhando traçados guias e/ou editando as malhas de elementos geométricos fazendo a conversão para a modelagem orgânica. Este último é usado para modelagem de personagens. É interessante também que o profissional desenvolva a sua intuição, optando pela técnica menos trabalhosa em cada caso.

Com o aumento no uso do 3D em diversas áreas, faz-se necessário analisar o profissional de 3D. O campo de atuação do profissional da Computação Gráfica tem crescido no Brasil e no mundo. Ele pode se especializar em modelagem ou texturização, iluminação ou animação. Os filmes e comerciais utilizam cada vez mais os recursos gráficos com animações e efeitos especiais, abrindo um leque de oportunidades de empregos na área. O salário médio fica entre R$2.000,00 a R$5.000,00 para um cargo de animador.

O profissional dessa área pode atuar em agências de publicidade, televisão, centros de pesquisas, como a Fiocruz e Petrobrás. Temos ainda a presença de grandes escritórios de arquitetura e desenvolvedores de conteúdo para a web e fábricas de games. Há ainda a vertente do cinema, onde os cargos são os mais variados possíveis: animador, supervisor de animação, modelador, artista de textura, entre outros.

O mercado está crescendo e nesse momento a especialização faz toda a diferença. Já existem faculdades na Bahia que investem em graduação na área de Computação Gráfica, Design Gráfico, Produção Audiovisual, Produção Multimídia. Existem ainda os cursos profissionalizantes. A capital baiana conta com o SAGA – School of Art, Game e Animation, localizado na Avenida Sete de Setembro, onde é possível encontrar diversos cursos na área. Outra opção para os que pretendem ingressar nesse mercado é o Itraining “Formando Profissionais”, situado no Centro Empresarial Iguatemi.

Para os autodidatas, a internet dispõe de cursos online e inúmeros sites onde se encontra tutoriais, artigos e tudo que há de novidade na área. Um dos sites mais completos é o www.tresd1.com.br, que funciona como um guia prático de pesquisas para trabalhos com computação gráfica.

O que se espera é que o futuro tecnológico, diga-se de passagem, bem próximo, seja benéfico para a sociedade. O encanto de crianças e adultos nas salas de cinema de todo o Brasil, sentindo-se de fato num mundo fantástico, vivendo uma realidade virtual, é só o começo do avanço tecnológico do mundo atual. Ao que parece o 3D veio para ficar.


Bárbara Sousa e Taline Lessa

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